2014 foi um ano dedicado ao centenário da memória da Primeira Guerra Mundial. Várias cartas, registros e documentos foram restaurados e expostos no mundo inteiro em homenagem aos bravos soldados e pessoas que tiveram suas vidas separadas para sempre por esse conflito.

Em contribuição a esses  eventos, a gigante canadense Ubisoft produziu esse lindo adventure: Valiant Hearts – The Great War, onde você assume o papel de 4 soldados em diferentes frontes do campo de batalha, sempre acompanhados por um simpático cãozinho que faz um elo entre a história de cada um deles.

 

Apesar de ser um jogo ambientado em uma da guerras mais sangrentas da história, toda a narrativa foi planejada de uma forma educativa e didática, juntamente com a direção de arte cartunesca acessível até mesmo para o público infantil. Você não dispara um tiro sequer durante todo o jogo, muito menos vê qualquer tipo de morte violenta. Para ter progresso você precisa resolver pequenos quebra-cabeças, envolvendo tarefas como: distrair soldados inimigos com barulhos, roubar furtivamente as chaves enquanto eles dormem, operar mecanismos, entre outros.

Com exceção de pequenos textos introdutórios em cada capítulo, toda a história de Valiant Hearts é passada sem nenhum diálogo sequer. Seus protagonistas são inspirados em cartas escritas por soldados que realmente estiveram no fronte de batalha, e seus desfechos são de derreter o mais gelado dos corações. Para todos que gostam de história e de belas animações!

Valiant Hearts – The Great War está disponível para Playstation 3 e 4, Xbox 360 e One, PCs e para Smartphones e Tablets com Android ou iOS.