Monument Valley é um dos jogos mais belos a aparecer na plataforma mobile, com sua direção de arte minimalista e refinada. Desenvolvido pela Ustwo em 2014 e vencedor de diversos prêmios no mesmo ano, o game é recheado de quebra-cabeças envolvendo arquitetura paradoxal e perspectiva – basta lembrar a “escada penrose” do filme O Origem e saberá do que se trata.

Acompanhamos a jornada de Ida, uma princesa que vaga por por estranhas estruturas que desafiam as leis da física. A jogabilidade é bem simples: o jogador usa de recursos apresentados a cada novo cenário, rotacionando e descobrindo diferentes combinações de mecanismos para abrir caminho para  a princesa concluir sua jornada. Como todo game-design que se preze, cada novo capítulo apresentado ao jogador traz uma nova mecânica desafiadora para te manter jogando, e ao final de sua jornada, todo o seu aprendizado é colocado a prova.

O  jogo está disponível para celular e tablets que rodam iOS ou Android e podem ser adquiridos em suas respectivas lojas virtuais (totalmente traduzido para o português).