Vídeos são instrumentos poderosos e que podem ajudar sua empresa não apenas a conquistar novos mercados, mas também a atingir de maneira certeira seus clientes com o tipo de informação que eles precisam receber.

No post de hoje, vamos mostrar como um vídeo institucional pode ajudar sua empresa a transmitir melhor as informações e estratégias de negócios aos seus clientes e também funcionários, permitindo que eles absorvam da maneira correta a mensagem. Acompanhe!

1. Vídeos são mais aceitos do que textos

Se você quer envolver as pessoas intelectualmente, o texto funciona muito bem. Já com um vídeo, as pessoas são envolvidas em um nível mais profundo. Embora sejamos criaturas emocionais e intelectuais, a emoção é quem acaba prevalecendo. Nesse sentido, os vídeos que trabalham a sensibilidade tendem a nos conectar mais com as ideias e os produtos por meio da narrativa visual. Somos construídos para apreciar vídeos. Por isso, essa é uma forma que dificilmente os conteúdos com uso exclusivo de textos vão superar.

Robert E. Horn, da Universidade de Stanford, explicou essa relação claramente: “Quando palavras e elementos visuais estão intimamente entrelaçados, nós criamos algo novo que aumenta a nossa inteligência comum… A linguagem visual tem o potencial de aumentar a nossa ‘captação de conteúdo’ – assim, o ser humano terá a capacidade de absorver e compreender de forma mais eficiente, sintetizando grandes quantidades de novas informações”.

2. O vídeo institucional ajuda com treinamento para clientes

Treinamentos online podem ser apresentados de forma rápida e conveniente, para que clientes e funcionários sejam capazes de adquirir novas informações ou conjuntos de habilidades quase de imediato. Em vez de produzir diversos materiais impressos e os compartilhar entre todas essas pessoas, você pode simplesmente fazer o upload de seus materiais e oferecê-los aos envolvidos com riqueza de informações.

Por exemplo, se você quiser apresentar aos seus clientes novas ferramentas e estratégias da sua empresa, você pode usar o recurso de conferência web para desenvolver e implantar um webinar (seminário ao vivo de um tema específico), demonstrando essas habilidades de maneira rápida e efetiva.

3. Vídeos conseguem ilustrar ideias complexas de forma clara

O vídeo institucional é um importante canal para formar uma conexão com o seu público, podendo também servir como uma plataforma de marketing. De acordo com um relatório recente da Vidyard (um grupo de marketing em vídeos), mais de 70% dos comerciantes dizem que o vídeo produz uma taxa de conversão melhor do que qualquer outro tipo de conteúdo. Se o assunto é complexo e difícil de explicar, um pequeno vídeo pode oferecer uma maneira mais interessante e bem-sucedida de ilustrar como as coisas funcionam.

Aqui estão algumas dicas de como fazer um vídeo bem-sucedido:

  • Faça de seu visual a estrela e mostre o processo, não basta só falar.
  • Inclua infográficos e resumos, palavras que se desloquem pela tela.
  • Enfatize informações com dados curtos e específicos.
  • Explique os resultados finais do início do vídeo e crie uma chamada à ação.

Como podemos ver, um vídeo institucional pode ser uma grande ferramenta nas mãos da empresa, tornando o conteúdo de mais fácil acesso e assimilação. Porém, para um melhor resultado é importante que a produção seja feita de maneira adequada e profissional. Assim, quando pensar em produzir algum material desse tipo, procure sempre uma produtora de vídeos especializada que possa lhe auxiliar e adequar da melhor forma o conteúdo ao seu público.

Gostou do nosso post de hoje? Ficou alguma dúvida sobre o tema? Deixe um comentário e participe com a gente!