Hoje, os vídeos institucionais são grandes ferramentas para a promoção de uma empresa na internet.  Por isso, eles têm sido bastante utilizados por estrategistas do Marketing Digital para ampliar a comunicação de forma didática, simples, rápida e eficiente, atraindo assim, cada vez mais pessoas por meio de um conteúdo diferenciado. Mas como conseguir fazer com que esses vídeos na Web alcancem um número expressivo de pessoas? Talvez, esse seja o “x” da questão para muita gente.

Esse também é um problema para você? Então veja as 5 dicas que tiramos do forno quentinhas para você. É só saboreá-las!

Vamos lá?

1. Invista no Adwords e YouTube Ads para impulsionar mais vídeos

Se você possui uma verba de marketing para espalhar os seus vídeos na web, uma ótima maneira de garantir bons resultados de forma mais rápida é investindo no AdWords ou YouTube Ads, pois essas ferramentas permitem que seus vídeos possam ser encontrados facilmente pelo seu público-alvo.

Por exemplo: vamos supor que sua empresa produza sapatos e fez um vídeo para divulgar seus calçados junto ao público jovem. Por meio dos mecanismos de customização do AdWords, é possível determinar que o vídeo seja sugerido para jovens com histórico de busca em calçados desse tipo.

Vale a pena pensar um pouco nessa dica, pois ela tem sido o diferencial para o sucesso de muitas empresas que desejam ver seus vídeos no topo da lista dos mais visualizados.

2. Utilize técnicas de SEO para otimizar a divulgação de seus vídeos na Web

SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca).

Basicamente, SEO é um conjunto de técnicas que ajuda a otimizar um site para que ele seja encontrado mais facilmente pelos motores de busca, ajudando assim, a exibir seus vídeos  mais vezes na internet. Mas mesmo sendo conhecido por aqueles que possuem um site ou blog, poucos usam essa técnicas para divulgar vídeos na web.

Uma pequena descrição com 200 palavras, por exemplo, pode ajudar a aumentar a exposição dos seus vídeos, tanto no YouTube, Google ou em outros canais de comunicação on-line.

3. Convide comunicadores e influenciadores para um projeto 

Uma boa maneira de atrair o público para os seus vídeos é chamar comunicadores e influenciadores para trabalhar em seu projeto.

Essa é uma prática muito comum em empresas brasileiras ou do mercado internacional. Os principais influenciadores do seu público-alvo podem direcionar muitas pessoas para os seus vídeos e fazer sua mensagem chegar mais adiante.

Uma técnica que muitas empresas utilizam é “entregar o canal” na mão de algum influenciador famoso. Essa pessoa faz então alguns vídeos, talvez uma livestream, e divulga o seu trabalho para o público ideal da sua marca.

4. Use e abuse das redes sociais para promover seus vídeos

As redes sociais são uma das principais armas para divulgar vídeos na Web. Essas plataformas possuem meios bastante estratégicos para promover uma mensagem (algumas vezes paga), além de serem a forma mais rápida de chegar a um público muito maior.

Por isso, use e abuse delas para conseguir divulgar seus vídeos para o maior número de pessoas possível. Aliás, algumas redes sociais como o Facebook, por exemplo, permitem que a sua publicação seja promovida para um público-alvo predeterminado.

5. Entre em fóruns ou comunidades para fazer sua divulgação

Enfim, existe uma tática simples, mas efetiva para divulgar seus vídeos na Web. São os fóruns ou comunidades frequentados por pessoas que tenham o perfil do público-alvo da sua campanha.

É importante lembrar que esses lugares possuem regras específicas de divulgação publicitária, portanto, você precisará conhecer bem essas regras antes de começar a divulgar por lá. Assim, evita-se trazer repercussão negativa para os seus vídeos.

BÔNUS: dica extra

Se mesmo com as 5 dicas você achar que é muito complicado abrir mão do seu tempo para trabalhar nesse tipo de marketing, saiba que existem excelentes produtoras especializadas em vídeos corporativos que podem ajudá-lo a descomplicar o processo de produção e divulgação de seus vídeos na Web. O trabalho dessas produtoras é entender seu produto, trabalhar o processo de comunicação, dar suporte a sua plataforma e focar em melhores resultados.

Gostou do artigo? Se quiser ler mais dicas como essas é só nos seguir em nossas redes sociais, ok?