O YouTube, maior plataforma de conteúdos audiovisuais do mundo, ultrapassa um bilhão de usuários, o que representa cerca de um terço da população que tem acesso à internet. Além disso, quase cinco bilhões de vídeos são assistidos todos os dias, totalizando mais de três bilhões de horas por mês. Os números surpreendem até mesmo os profissionais de marketing, que já procuram incluir a mídia social nas estratégias de publicidade para vídeos institucionais.

Os tipos de anúncio no Youtube possuem recursos como controle de gastos, segmentação de público-alvo e mensuração dos resultados do vídeo institucional. A utilização de anúncios no YouTube pode ser uma excelente oportunidade para as marcas alcançarem a audiência de forma eficaz. Mas, você sabe como eles funcionam? Quais os tipos de anúncios no Youtube disponíveis? Se quiser saber mais sobre como funciona uma editora de vídeo e os tipos de anúncios no YouTube, continue lendo o artigo!

Tipos de anúncios gráficos no Youtube

O tipo de anúncio Youtube funciona apenas em computadores. As visualizações em dispositivos móveis não são contabilizadas como passíveis de monetização. Aparecem à direita do vídeo em destaque e acima da lista de sugestões de conteúdo, mas é um formato de anúncio no Youtube com retorno mais baixo do que um anúncio pulável, por exemplo.

Quanto custa anunciar no Youtube?

Muitas pessoas nos perguntam quanto custa anunciar no Youtube. Contudo, os fatores que influenciam no preço são vários, como o valor investido ou a área de atuação da empresa, mas a cobrança é feita quando um espectador visualiza o anúncio do Youtube ou se clica nele. Isso depende da escolha do anunciante.

Tipo de anúncios no Youtube: sobreposição

Os anúncios de sobreposição também aparecem somente em computadores, na parte inferior de 20% da janela do vídeo. Portanto, o ideal é evitar posicionar elementos visuais importantes nesta parte do quadro. Nesse formato de anúncio Youtube, os espectadores podem pular o anúncio a qualquer momento. O pagamento é feito quando um espectador clica na sobreposição para expandir e visualiza o anúncio completo.

Anúncios Youtube em vídeos puláveis

Com certeza você já viu esse é formato de anúncios Youtube enquanto navegava, já que ele é o mais comum no momento. Também o único que possibilita monetizar visualizações da publicidade de vídeos institucionais de qualquer dispositivo. Ele pode ser inserido antes, durante ou depois do vídeo institucional e os espectadores podem pular o anúncio depois de assistir por 5 segundos. O pagamento desse tipo de anúncio do Youtube é feito quando um espectador assiste 30 segundos ou todo o anúncio em vídeo, o que ocorrer primeiro.

Anúncios Youtube em vídeo não pulável

Atualmente, esses tipos de anúncios do Youtube aparecem em computadores e dispositivos móveis, podendo ser inserido antes, durante ou depois do vídeo, com duração de 15 ou 20 segundos, dependendo dos padrões regionais. Nesse formato, os espectadores assistem a um anúncio antes do conteúdo ser reproduzido.
O pagamento é feito quando um espectador assiste ao anúncio.

Anúncios Youtube: intermediários

Vídeos com mais de 10 minutos de duração também podem ser monetizados por meio dos anúncios intermediários. Nesse caso, as propagandas são veiculados no vídeo, como comerciais de TV. Os espectadores precisam assistir aos anúncios para continuar vendo o conteúdo selecionado. Disponíveis apenas em computadores e dispositivos móveis, podem ser inseridos em pausas naturais entre as cenas para gerar a melhor experiência de visualização.
O pagamento é feito de forma diferente, dependendo do tipo de anúncio. Se for um anúncio pulável, o usuário precisa assistir 30 segundos ou todo o anúncio, o que tiver menos tempo. Tratando-se de um anúncio com base em CPM, o usuário deve assistir todo o anúncio, independentemente da duração.

Anúncios Youtube: bumper

Os anúncios bumper são feitos em vídeo leve, não pulável com até seis segundos de duração, otimizado exclusivamente para visualização em dispositivos móveis. Os espectadores precisam assistir ao anúncio completo para terem acesso ao vídeo. O pagamento é feito quando um espectador assiste ao anúncio.

Apostar em anúncios no YouTube é uma ótima maneira de engajar a sua audiência e gerar novas oportunidades de negócios. Aproveite essa ferramenta e mantenha-se à frente da concorrência na busca pelos clientes!

Gostou do nosso artigo? Veja mais conteúdos interessantes no nosso blog.