Afinal, como manter meu engajamento digital em meio à crise? Esse é um questionamento muito comum nesse momento, muitas empresas tem se perguntado sobre o que postar em seus canais de comunicação.

Principalmente quando tratamos de produtos ou serviços que não são de primeira necessidade, alguns se sentem desconfortáveis em postar somente o produto sem contextualizar ao momento.

O ponto é: devo continuar o que estou fazendo ou devo fingir que nada está acontecendo e continuar com meu planejamento normalmente?

Sendo assim, a palavra do momento é adaptação, por isso, separamos algumas sugestões de como continuar produzindo conteúdo e fortalecendo sua marca, mesmo em meio à pandemia. Confira.

Estratégias para o engajamento digital

Certamente o momento é de adaptação em todos os sentidos, e para o seu conteúdo isso não é diferente. É o momento para adaptar sua marca, seu conteúdo, posicionamento e voz para o momento que estamos passando. Ter esse posicionamento mostra que sua marca é humana, se importa, se envolve com o que está acontecendo e tem empatia.

Então, essa é uma ótima chance para você estreitar laços com o seu público e produzir conteúdos que fogem do famoso “somente vender”. É o momento de não paralisar, e sim se reinventar e gerar conteúdo novo.

Interesses

O primeiro passo é entender o interesse de quem compra o seu produto ou serviço, analise qual tipo de conteúdo essas pessoas que compram de você gostariam de consumir. Estude também qual o tipo de entretenimento cativa as pessoas que compram de você.

Dessa forma, você pode criar um calendário com lives do seu nicho ou assuntos em comum que estão rolando.  As lives tem sido ótimos recursos nesse momento, os vídeos trazem mais proximidade, e prendem muito mais a atenção de quem assiste. Os webinars também são boas opções, e você pode explorar outros canais além do Instagram. Como o Youtube, Telegram, e por ai vai.

Universo da sua marca 

Talvez esse seja um bom momento para contar sobre a história da sua marca, mostre para seu cliente quais motivações existem por trás da criação da marca e dos seus produtos. Ou seja, mostre a eles sobre bastidores, valores, causas, que ás vezes ninguém vê.

Faça bate papo, com stories, contando um pouco sobre você, sua marca e sua história. Mostrar como funciona seu processo de criação, curadoria e desenvolvimento são também boas alternativas. Lembrando que os vídeos são muito mais atrativos nesse momento, então, invista neles sem medo.

Sentimento

Entenda como as pessoas se sentem ao comprar o que você vende, perceba também como ela se sente ao não comprar. Quais são os sentimentos gerados no pós compra, e quais dores o seu produto cura ou evita. Esse também é um momento que as pessoas estão muito sensíveis, por isso faça conteúdos que conforte, que priorize o cliente e gere valor. Aquele famoso “quentinho” no coração.

Informação

Mostre os benefícios do seu produto, o que ele resolve, suas características. Isto é, faça indicações que tenha relação com o que você vende, como livros, séries, docs, e por ai vai. A informação pode ser educacional também, conteúdo que orienta as pessoas nesse período é muito importante.

 Comunidade

Veja o que sua marca combate, qual bandeira ela defende, como são chamadas as pessoas que compram de você e qual o lugar no mundo dessa pessoa. Afinal, esse é um bom momento para fortalecer o posicionamento da sua marca, vídeos institucionais são boas opções.

Concluímos que…

Vimos que o momento é delicado, porém, não impede de continuar. Com estratégias certas e um pouco de organização, é possível manter um bom engajamento digital e não deixar sua marca cair no esquecimento.

Continue postando seus produtos, mas mostrando como usá-los de forma diferente. Inove em sua comunicação e veja como os canais já existentes podem ser verdadeiros aliados nesse momento.

Por isso, acima de tudo é importante ter calma, mesmo que isso pareça impossível no momento, fazer ações pontuais e aos poucos é um bom caminho.

A Putz disponibiliza todas as suas plataformas para apoio as empresas nesse momento de crise. E sabemos que juntos, podemos passar por mais esse período difícil.

Podemos te ajudar de alguma forma?

Chega mais e conte com a gente.