O coronavírus que até o início do ano assustava somente a China, agora chegou a quase todos os países do mundo. Atualmente mais de 100 países procuram medidas para reparar e gerenciar os impactos que a pandemia pode e vai causar.

E em meio aos caos, muitas empresas se viram sem saber o que fazer com o cenário econômico um tanto quanto incerto. Portanto, nesse momento, medidas precisam ser tomadas para que esse período seja o menos doloroso e negativo possível.

Separamos algumas ações que podem ser aplicadas dentro do seu negócio para reduzir os impactos durante a pandemia. Acompanhe.

coronavirus

Organize sua equipe

É muito importante nesse momento que seja organizado equipes de tomada de decisão para assuntos que são considerados urgentes temporários. Essas equipes têm como objetivo criar planos de emergências, além de assegurar que as decisões sejam tomadas o mais rápido possível.

Avalie os riscos

Normalmente, algumas empresas já possuem seus planos de emergência, porém, se não for o caso da sua empresa é importante que seja feita uma avaliação sobre todos os riscos. Como questões que inclua funcionários, terceirizados, governo, público e afins. Sendo assim, o que deve ser colocado em jogo é realmente tudo que inclui a empresa e seu funcionamento, como espaço do escritório, compras, fornecimento e logística, segurança dos funcionários e financeiro.

Tenha uma comunicação positiva

É interessante que sua empresa tenha um canal de comunicação de informações com funcionários, clientes e fornecedores. Tudo isso de forma clara e positiva. Esse é o momento para estreitar e fortalecer ainda mais as relações, para evitar uma visão negativa da parte de seus colaboradores e clientes.

Mantenha o bem-estar físico e mental

Nesse momento, é muito importante que o bem-estar físico e mental de todos esteja bem. Ou seja, optar por condições de trabalho mais flexíveis é uma boa medida, além de manter o monitoramento de saúde dos funcionários e sua segurança.

Caso o trabalho não possa ser feito a distância, é importante que o ambiente de trabalho esteja seguro, limpo e sempre higienizado.

Relacionamento com o cliente

Esse é um momento muito delicado, por isso, é essencial entender seus clientes após a pandemia e saber administrar o impacto ao retomar. As empresas devem atentar também para contratos onde o cumprimento pode ser afetado durante esse período, e ver medidas para evitar possíveis perdas de ambas às partes.

Coronavírus e a responsabilidade social

Primeiramente, a empresa precisa seguir o planejamento e os planos de ação juntamente com o as autoridades locais e se atentar para a divulgação adequada das informações.

Essas ações contribuem para a imagem da empresa, que se mostra responsável e colaborativa.

Controle financeiro

É essencial que as empresas fiquem atentas ao seu caixa, faça ajustes ao seu cronograma de recebimentos e pagamentos para garantir os recursos de acordo com  a necessidade de seus fornecedores e  funcionários.

E agora, o que será de nós?

Vimos algumas medidas para amenizar os impactos da pandemia do coronavírus nos negócios, sabemos que este não é um período fácil, sobre diversos aspectos.

Portanto, acima de tudo é importante ter calma, mesmo que isso pareça impossível no momento, fazer ações pontuais e aos poucos é um bom caminho.

É um momento importante também para entender a importância de desenvolver um  plano de emergência, muitas empresas acabam trabalhando como se tudo fosse correr bem 100% do tempo, e sabemos que não é bem assim.

A Putz disponibiliza todas as suas plataformas para apoio as empresas nesse momento de crise. E sabemos que juntos, podemos passar por mais esse período difícil.

Podemos te ajudar de alguma forma?

Chega mais e conte com a gente.