O uso de vídeos de forma estratégica pelas empresas brasileiras já é uma realidade e deve continuar a crescer ao longo do tempo. Afinal, esse formato tende a ser o preferido do público, transmite mensagens de forma clara e dinâmica e, além disso, funciona para objetivos diversos: seja para divulgar produtos e serviços, fortalecer a imagem da marca ou para criar relacionamento com a audiência. No entanto, definir os conteúdos dos vídeos ainda é desafiador para grande parte delas. Afinal, como ter ideias criativas realizando um trabalho periódico, sem ser repetitivo? Com tanto material disponibilizado na internet, é preciso ser relevante e se diferenciar dos demais. Entender qual é a sua proposta e conhecer muito bem a sua persona auxiliam nessa missão.

Quer conhecer quais são as nossas dicas para ter ideias criativas para os seus vídeos? Então continue lendo o artigo!

 

  • Pesquisa

 

A primeira dica para você conseguir ter ideias criativas é, sem dúvida, pesquisar! Tenha em seu planejamento um momento específico para procurar referências em blogs, canais de vídeos, livros, mídias sociais e também nos meios utilizados pelas empresas concorrentes. E não se trata de copiar o que for encontrado! Essa busca traz vários insights para você produzir o seu próprio conteúdo. Anote tudo o que for surgindo para não se esquecer de nada. Depois é só desenvolver melhor os roteiros e começar a gravar!

 

  • Sugestões

 

Seguir as sugestões do público também é uma excelente forma de ter ideias criativas para os seus projetos. Esteja sempre atento ao que a audiência está pedindo ou questionando e procure atender às demandas. Utilize as mídias sociais da empresa para fazer questionamentos aos espectadores. Pergunte o que eles desejam ver ou faça uma enquete sobre algo que gostaria de saber, para descobrir a opinião deles.

 

  • Palavras-chave

 

Outra estratégia é buscar pelas palavras-chaves relevantes para o seu nicho e utilizá-las como inspiração. Você pode usar o Google Trends para ver a popularidade dos termos, compará-los entre si, identificar picos de busca, tendências regionais e pesquisas relacionadas. O Planejador de Palavras-Chave do Google Adwords também é ótimo para descobrir o que é mais relevante para a sua empresa, identificar o volume de buscas e comparar tendências.

 

  • Fórum de mensagens

 

Independentemente de qual for o segmento da sua empresa, provavelmente existem fóruns na internet que abordam o tema. Veja quais são os mais ativos e os assuntos que são abordados nas conversas. Com certeza, há algo que os usuários estão querendo saber. Use isso para criar conteúdo para os seus vídeos.

Gostou das dicas para ter ideias criativas e assim produzir vídeos incríveis? Então compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e deixe-nos um comentário!