Não é nenhuma novidade que o sucesso de qualquer projeto depende de um bom planejamento, não é mesmo?! Na produção de conteúdos audiovisuais, esse processo também não deve ser negligenciado. Caso contrário, o material fica sem direcionamento, sem objetivo e pode fracassar ainda no início. Elaborar um roteiro de vídeo traz segurança, qualidade e organização para o trabalho e deve ser feito com cuidado.

A função do roteiro é guiar toda a produção do seu vídeo, esquematizando as cenas, a ordem das falas, definir os letterings e legendas que precisam ser inseridos, os movimentos de câmera e também garantir que seu vídeo tenha uma ordem lógica, com início, meio e fim. Mas para garantir que ele seja criado da maneira correta e eficiente é muito importante ficar atento a alguns detalhes.

Neste artigo, vamos compartilhar algumas dicas para te ajudar a elaborar um roteiro de vídeo que ajude o seu negócio a vender mais. Confira!

  1. Briefing: o primeiro passo

Antes de elaborar um roteiro de vídeo, o produtor do conteúdo precisa receber um briefing com informações específicas sobre o projeto, como: detalhes do produto ou serviço; perfil do público-alvo; objetivos da empresa; prazos a cumprir; qual é o orçamento; o formato a ser trabalhado; o tipo de abordagem (formal, informal ou comercial) e outros.

Ainda que novas ideias sejam acrescentadas no decorrer da produção, é essencial reunir o máximo de detalhes antes da produção do roteiro. Afinal, falhas nessa etapa trazem prejuízos no resultado final.

  1. Tenha sempre em mente o seu público-alvo

É importante que todos os aspectos do seu vídeo estejam voltados para o seu público-alvo. Afinal, não adianta produzir um material excelente, mas que não atinja as pessoas certas! Por isso, ao produzir o roteiro, pesquise e trabalhe com o formato preferido, utilize a linguagem adequada e preocupe-se com o tempo de duração do vídeo. Por exemplo, o uso de gírias geralmente é bem aceito pelo público jovem, mas pode não ser eficaz ele for composto por pessoas mais velhas.

  1. Conquiste a sua audiência no início do vídeo

Ao elaborar um roteiro de vídeo, é preciso ter o cuidado de conquistar a audiência logo no início. Portanto, tenha uma atenção especial com as primeiras palavras e faça com que elas sejam atrativas! Quem consome conteúdo na internet se distrai com muita facilidade. Se o espectador não se sentir interessado ainda no começo do vídeo, ele vai desistir de assisti-lo e vai buscar por outro que o agrade mais.

  1. Termine com uma call to action

Todo bom roteiro termina com uma call to action, ou seja, uma chamada para ação. Depois de engajar e envolver o espectador com o seu conteúdo, aproveite para pedir para que ele acesse o site ou as mídias sociais da empresa, conheça o seu produto ou serviço ou entre em contato!

Agora já se sente mais preparado para elaborar um roteiro de vídeo que te ajude a vender mais? Então é só começar! Se ainda restarem dúvidas sobre o assunto, fale com a gente!