Não há duvidas que são pouquíssimos os jogos mobile que realmente se destacam por usar a plataforma da maneira como ela realmente deve ser aproveitada, mas posso dizer que, sem sombra de dúvidas, “A Ride into the Montains  é game design em sua mais pura essência”. O game lançado para iOS e Android em 2013 foi produzido pelos taiwaneses Chia-Yu Chen & Lee-Kuo Chen e está entre as melhores experiências que já tive com um game nos últimos anos.

“Forças malignas invadiram a relíquia das montanhas. As trevas se espalham. Um valente jovem munido apenas das habilidades de arquearia montada de sua família cavalga até as montanhas para enfrentar esse mal desconhecido.” – Uma premissa simples e direta, nada mais.

Ao iniciar o jogo, você é apresentado a dois conceitos simples: arraste seu dedo para puxar a flecha no arco e mirar; e enquanto cavalga pela tela, você usa o acelerômetro para se mover para frente ou para trás. Seu progresso é marcado por uma narrativa simples sobre a vida do protagonista com sua família como mantenedores daquela terra distante, e a cada nova fase, você é apresentado a um novo conceito da jogabilidade ou desafio, seja o uso do “foco” ou o vento nas montanhas, que muda o curso de suas flechas. Uma experiência que se renova à cada fase jogada.

 

A fluidez dos gráficos simplistas em Pixel-Art animados e os efeitos de paralaxe dos cenários ao fundo com um uso minimalista das cores formam um conjunto de encher os olhos. A trilha sonora é composta de chiptunes que vão de uma melancolia solitária a um compasso frenético nas batalhas com chefes. Inclusive, ela pode ser baixada gratuitamente no site do desenvolvedor.

 

O game leva pouco mais de meia hora para ser finalizado e você ganha alguns itens especiais como um arco com flechas perfurantes e outros assessórios, além de uma board de achievments para os platinadores de plantão se deleitarem. Mesmo que haja vários jogos gratuitos por aí que consumam muito mais do seu tempo, garanto que você vai ter uma experiência muito mais satisfatória com A Ride into the Montains do que com qualquer Candy Crush Saga da vida. Garanto que não vai se arrepender.

A Ride into the Mountains está disponível hoje por U$ 0,99, na AppStore ou R$ 2,50 na PlayStore do Android.