Já sabemos quem são os vencedores do Oscar 2016. Agora, acompanhe com a gente como foi a produção do nosso vídeo sobre a votação do maior prêmio de cinema do mundo.

Necessidade

O Academy Awards, conhecido popularmente como Oscar, é o prêmio do cinema mais assistido do mundo. Mas poucas pessoas sabem como funciona sua votação. Quem e como são escolhidos os vencedores de cada prêmio. Por isso, nós resolvemos fazer este vídeo, explicando resumidamente como é feita essa votação.

Concepção da Ideia

Um aspecto importante para o vídeo era ter referências ao cinema e suas figuras. Portanto, em diversos momentos, lembramos de situações inusitadas, profissionais consagrados e grandes filmes do cinema americano, mas sempre chamando atenção para a icônica estatueta.

Referências

O traço dos personagens e cenário foi baseado no “cartoon modern”, um estilo difundido nos anos 50.

O Storyboard

Logo foi feito o storyboard é onde planejamos todas as ações do vídeo. Portanto ele serve como guia para a animação. Planejamos os movimentos de câmera, ações e reações de personagens, transições de cena, entre outras coisas.

Estudos de cores

O vídeo foi dividido em 3 momentos, ditados pela paleta de cores. Para chegar a estas cores, foi feito um estudo cuidadoso. No primeiro momento, a cor remete aos filmes clássicos, voltada para os tons de sépia. No segundo momento, o vídeo aparece escuro, mas logo percebe-se que é uma gravação de um filme. Nele, a paleta é fria, para diferenciar o backstage do filme. No terceiro momento, o tom de sépia é incorporado de novo, porém, o amarelo vai se destacando cada vez mais até o final do vídeo.

Personagens

O trabalho mais árduo. Nossos ilustradores fizeram diversos rascunhos na tentativa de conseguir expressar bem as características de cada personagem, pois quase todos são figuras do mundo do cinema. Para capturar a essência de cada personagem, foi preciso muito estudo e muitos rabiscos!

Cenário

Estão presentes na animação 3 cenários básicos: O interior da casa, na cena que referencia “O Poderoso Chefão”, um teatro onde acontece a premiação e um estúdio. O cenário da casa segue a linha da cena referenciada. No cenário do estúdio, foram posicionadas diversas referências, principalmente dos filmes do Spielberg. Já o cenário do teatro, foi uma representação da grandiosidade do Dolby Theatre, onde anualmente acontece a cerimônia do Oscar.

Animação e Sonorização

Então para a animação final, foram escolhidas duas trilhas sonoras. Uma italiana, para referenciar a cena de “O Poderoso Chefão”, e um swing jazz, para dar o clima de elegância e descontração da cerimônia. As transições planejadas do vídeo foram importantes para dar uma unidade à ação e torná-lo dinâmico. Para não ser cansativo, ao longo da animação a locução para por um momento, evitando que o acúmulo de informações desgaste o vídeo.

Resultado

Em fim realizamos um vídeo cheio de referências e muito divertido para que o espectador e amante do cinema entendesse mais sobre como funciona as premiações do Oscar. Com algumas informações básicas, explicamos alguns aspectos da votação e fizemos um aquecimento para assistir à maior premiação do cinema! E aí, encontrou toda as referências? Assista o vídeo novamente e tente encontrá-las!

Oscar 2016 from Putz Filmes on Vimeo.

Entenda Algumas Referências no Vídeo

  • A animação já começa em uma cena clássica de “O Poderoso Chefão” e, segundo contam os bastidores, improvisada. Marlon Brando viu um gato perdido no set e começou a brincar com ele. Nessa hora, Coppola disse para começarem a gravar imediatamente.
  • Marlon Brando ganhou o Oscar de melhor ator principal por esse papel, mas se recusou a ir receber. Em protesto contra os filmes de faroeste, que pintavam os índios como selvagens e retratavam de forma heroica uma época obscura, no qual grande parte dos índios norte americanos foram dizimados, ele mandou uma atriz vestida de índia para discursar em seu lugar.
  • A cena do filme sendo gravado dentro do vídeo é uma pequena referência à uma cena do filme “Trumbo” (2015), em que o ator Bryan Cranston foi indicado neste ano ao Oscar de melhor ator principal.
  • Por uma licença poética, quem dirige este filme dentro da animação é Spielberg. E na rápida cena em que o quadro se abre, podemos ver o E.T. lendo o seu próximo script, com sua bicicleta encostada e o icônico tiranossauro rex da franquia “Jurassic Park”.
  • Também você também pode encontrar o dinossauro estampado no boné de Spielberg.
  • Os profissionais representando as categorias de direção, atuação e direção de fotografia, nesta ordem são: Steven Spielberg, Meryl Streep e Janusz Kaminski.
  • Quando aparece Leonardo DiCaprio pela primeira vez, o desenho é baseado em uma cena do filme “O Grande Gatsby”. O filme é uma adaptação do livro original de Scott Fitzgerald, sobrenome do antagonista de DiCaprio, interpretado por Tom Hardy, no filme “O Regresso”.
  • A cena final é uma refeêencia direta ao filme “O Regresso” e à atuação de Leonardo DiCaprio, que o colocou no páreo para levar para casa o seu primeiro Oscar.