A partir de hoje, vamos mostrar como nós da equipe Putz Filmes trabalhamos.

Através dos nossos Case, você entenderá melhor como funciona a execução dos nossos projetos, desde o planejamento até o vídeo final.

Então, acompanhe conosco todos os processos de produção!

Hoje, o projeto escolhido foi o vídeo institucional de verão, feito para um cliente que nos deu liberdade e confiou totalmente na nossa equipe: A ArClube Ar Condicionados!

Necessidade

A ArClube, empresa voltada principalmente para o segmento de ar-condicionados, sentiu a necessidade de produzir um vídeo institucional focado na temática verão, com o intuito de aumentar as vendas para esta estação.

Concepção da Ideia

Da mesma forma, nossa equipe, já acostumada com a sensação térmica “inferno”, devido à cidade onde a sede da Putz Filmes está localizada, resolveu expressar através do exagero gráfico.

Cnsequentemente com todas as sensações que nos envolvem no calor extremo e deixar ainda mais claro o alívio que o ar condicionado pode proporcionar.

Referências

Para o Case de sucesso, uma das principais referências para o vídeo foi a UPA Animation, um dos maiores estúdios americanos nas décadas de 40 a 60, que difundiu um estilo econômico e que priorizava o grafismo da cena.

Além disso, referenciamos o desenho animado “As Meninas Superpoderosas”.

Particularmente, um episódio chamado “Ice Sore“, que possui a mesma temática.

imagem das meninas super poderosas
imagem das meninas super poderosas

Storyboard

A partir daí, foi construído um roteiro com a seguinte premissa: Um homem no caminho para a casa em um dia de muito calor, representando bem o sentimento de desconforto através do exagero.

Com essas informações e o roteiro pronto, foi possível produzir o storyboard, uma das etapas mais importantes, que serve de guia para toda a animação e estabelece alguns aspectos importantes, como os enquadramentos, cortes, ordem da ação dos personagens e a interatividade deles com o ambiente.

Estudo de Cores e Formas

Então com a história definida, nosso ilustrador responsável pelo projeto começou a realizar uma série de estudos. Ao escolher a paleta de cores e o traço do vídeo, foi considerado que o essencial para a animação seria explorar o sensorial.

Para isso, na primeira etapa do vídeo seguiram cores quentes e formas pontudas, gerando uma sensação de calor e desconforto.

Na segunda etapa, as cores ficaram frias, gerando uma sensação de aconchego e de uma temperatura agradável.

Estudo de Personagem

Foram criados diversos personagens para esta animação. Cada um tem sua importância para contextualizar a situação em relação ao personagem principal.

É possível também perceber que cada personagem tem características únicas e em poucas cenas apresentamos o conflito que cada um enfrenta.

Esse preciosismo no storytelling e na caracterização reforça o drama do personagem principal, causando uma empatia maior em relação a ele.

Porém, houve um estudo mais profundo da forma e do comportamento do personagem principal em diversas cenas.

Estudo de Cenário

Além disso para ambientar o personagem, foi escolhido um cenário urbano. Respeitou-se a escolha de formas pontudas para compô-lo, causando uma certa sensação de desconforto.

Animação e Sonorização

Depois de todos os estudos e com os personagens e cenários finais em mãos, passamos para a animação. Mas antes, buscamos uma trilha sonora.

Achamos no estilo swing o clima ideal para esse vídeo.

No primeiro momento, escolhemos uma música com um compasso bem marcado e um pouco mais lenta, para sincronizar com o andar do personagem e com os movimentos de câmera.

No segundo momento, a música é animada e dinâmica, reforçando que a ArClube seria a solução dos problemas do espectador.

No primeiro momento da animação, foi adicionado um efeito de deformação para dar a impressão de vapor e aumentar a sensação de calor.

Resultado

Por fim, ficamos muito satisfeitos com o resultado final.

Produzimos um vídeo ainda mais dinâmico, atrativo e com um humor pontual.

Atendeu às expectativas do nosso cliente e poderá ser utilizado como uma ferramenta de venda muito eficaz.

Afinal, não é difícil querer assisti-lo mais de uma vez, é?

ArClube – Verão from Putz Filmes on Vimeo.