Os vídeos já correspondem a mais de um terço de toda a atividade online, o que vem acompanhando o crescente aumento da velocidade da internet em todo o mundo. Segundo pesquisa divulgada pela Visible Measures, 10 segundos é o tempo que um vídeo tem para captar a atenção antes que 20% dos espectadores decidam mudar de atividade. Essa porcentagem aumenta progressivamente conforme o vídeo vai passando.

Mas, afinal, o que faz valer a pena assistir a um vídeo institucional? Acompanhe o post de hoje e descubra os cinco principais motivos para investir em vídeos empresariais.

1. Transmite emoção

Não importa a qualidade da escrita, raramente conseguimos transmitir no papel a mesma emoção que um vídeo. A inflexão da voz, a expressão dos atores, trilha sonora ou as tantas cores que compõem o cenário são exemplos de elementos que os textos, por si só, não conseguem captar. Sem apostar na linguagem audiovisual você pode estar perdendo oportunidades de envolver seu público, já que, ao contrário do texto, os consumidores têm reações mais emocionais ao conteúdo do vídeo. Então, quando uma empresa decide investir em vídeos institucionais, ela está pronta para levar seus espectadores a uma verdadeira imersão na mensagem transmitida!

2. Esclarece a sua mensagem

Explicar o seu produto com apenas textos ou imagens é uma tarefa difícil, em que as empresas costumam falhar. Equipes de marketing batalham com as palavras e, muitas vezes, não conseguem se conectar ao consumidor, fazendo com que os leitores se desinteressem pelos anúncios. A linguagem audiovisual, por outro lado, pode transmitir sua mensagem em um curto período, diferente do tempo que se leva para ler uma peça de publicidade. Se levarmos à serio o ditado que diz que uma imagem vale mais que mil palavras, um minuto de vídeo corresponderia a quase dois milhões delas!

3. Tem retorno sobre o investimento

Compradores se interessam por vídeos que os ajudem a compreender mais sobre o produto que procuram. Existe uma correlação direta entre o consumidor entender a experiência do produto e concretizar uma compra.

Um bom exemplo de vídeo empresarial bem sucedido é o DollarShaveClub.com, que investiu em um vídeo de apenas um minuto para divulgar sua marca e conquistou, em apenas 48 horas, 12 mil novos clientes. Um único investimento levou a quase 23 milhões de visualizações, pagando-se muitas vezes. Assim, quando for investir em vídeos empresariais, siga o exemplo!

4. É sinônimo de modernização

Em meados da década de 2000, visitar um site e não ver uma imagem na página era quase cômico, fazendo você se sentir como se estivesse de volta na década de 1990, quando navegava-se com internet discada e discos de testes gratuito. As tendências mudaram mais uma vez, com a presença de conteúdos em vídeo nas páginas web. A dependência da internet para realizar negócios mudou o jogo. Muitas pessoas visitam sua página à espera de conteúdos em vídeo e, quando não encontram, isso pode fazer seu negócio parecer ultrapassado, permitindo que potenciais clientes procurem soluções em outro lugar. Você pode até oferecer o melhor serviço, mas, se o seu cliente ver o seu site como ultrapassado, pode ir parar na concorrência.

5. É uma ótima ferramenta de SEO

Simplesmente por inserir um vídeo em sua página, ela se torna mais propensa a ser encontrada nas pesquisas online. Você sabia que mais da metade das buscas universais do Google incluem vídeos? Páginas com conteúdo de vídeo têm também uma taxa de cliques muito mais elevada do que aquelas sem esse recurso. Acima de tudo, em média, as pessoas ficam dois minutos a mais em seu site se você tiver conteúdo audiovisual!

Qualquer um no negócio do marketing sabe que criar uma mensagem que gere resultados está mais difícil do que nunca: devido às inúmeras informações a que temos acesso, é difícil se destacar. Assim, investir em vídeos empresariais de qualidade pode ser uma grande ferramenta a mais para sua empresa.

Divulgue essa poderosa mensagem também aos seus amigos e clientes, compartilhando esse post em suas redes sociais!