Para concorrer em um mercado cada vez mais competitivo, as organizações devem estar muito preparadas. Para se ter uma ideia, no ano de 2015 foram criados quase 2 milhões de novos empreendimentos no Brasil! Nesse contexto, as empresas vêm investindo cada vez mais em novas estratégias para se destacar no mercado, especialmente aquelas com foco no ambiente digital.

A produção de vídeos se destaca como uma das mais eficientes estratégias, adotada por empreendedores de todo o mundo. Com base no relatório da Cisco, espera-se que, até 2019, 80% do tráfego de dados pela internet seja realizado por meio de vídeos. Com essas informações, executivos de grandes empresas como Oracle, Microsoft e Disney investem cada vez mais nessa produção.

Então, quer saber mais sobre o assunto e como isso pode ser aplicado em sua empresa? Hoje vamos falar sobre os principais tipos de vídeos e seus canais de divulgação. Continue lendo!

1. Publicitários

O primeiro tipo, como era de se esperar, são os vídeos publicitários. Eles são eficientes para conquistar novos clientes e agregar maior valor à marca, sendo considerados mais acessíveis que mídias impressas, como jornais e revistas, por exemplo. Quando bem produzidos, são grandes as chances de resultarem em um grande engajamento, ainda mais considerando a possibilidade de curtidas e compartilhamento espontâneo do conteúdo nas mídias sociais.

2. Tutoriais

São vídeos usados para explicar o funcionamento de determinados procedimentos, como o uso de produtos, softwares e etapas do serviços de uma organização. Em sua grande maioria, são muito detalhados, explicando o passo a passo para a realização de uma atividade. O principal objetivo desse tipo de vídeo é facilitar e aproximar a relação do cliente com o produto ou serviço que a empresa oferece.

3. Depoimentos

Já ouviu falar que a melhor forma de marketing é a boca a boca? Isso é bem verdade. Os vídeos de depoimento têm como objetivo trazer mais confiança e segurança aos potenciais clientes, com base nas explicações e histórias de pessoas que já usaram ou ainda usam o produto ou serviço em questão.

4. Treinamentos e integração

Esse tipo de vídeo tem como foco os clientes internos de um empreendimento, ou seja, seus colaboradores, e é uma ferramenta muito usada por profissionais que atuam com gestão de pessoas, endomarketing e comunicação interna. Com o uso de vídeos de treinamento e integração, é possível deixar toda a equipe mais alinhada e engajada, e, além de tudo, reduzir despesas com treinamentos presenciais e eventos de integração de novos funcionários.

5. Atração de talentos

Além dos exemplos citados, muitas empresas utilizam os vídeos como forma de atrair os melhores profissionais do mercado de trabalho. Estes vídeos geralmente contam com a participação de profissionais que já atuam na empresa, relatando sua experiência na organização. Eles são como uma propaganda da empresa focada em profissionais da área.

Uma vez prontos, existem diversos canais de distribuição, cuja escolha vai depender do público-alvo e os tipos de vídeos desenvolvidos. Atualmente, além das mídias televisivas tradicionais, vêm ganhando destaque novos canais como as redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube, etc.), sites e blogs.

Por isso, é fundamental contar com o auxílio de um profissional com o know-how necessário, que pode indicar a melhor divulgação para o momento. Quando produzido de modo profissional, o vídeo se torna seu cartão de visitas e pode causar uma ótima primeira impressão em seu público de interesse.

E a sua empresa, utiliza quais tipos de vídeos para promoção de sua marca? Deixe seu comentário em nosso post e contribua para enriquecer ainda mais o debate!