A preferência pelo imediatismo é uma das características mais latentes do consumidor contemporâneo. Pensando nisso, Mark Zuckerberg liberou o recurso de transmissão ao vivo pelo Facebook, se adequando às necessidades dos usuários. Se você ainda não sabe como utilizar essa ferramenta, não se preocupe. Neste post você aprenderá passo a passo como realizá-la!

Por que fazer uma transmissão ao vivo pelo Facebook?

Um terço de todas as atividades na internet advém de vídeos. Eles não são mais uma tendência, mas uma realidade na rotina dos usuários de todo o mundo.

A internet trouxe uma rapidez quase imediata à informação, o que fez com que o consumidor se tornasse exigente. Portanto, quando se fala em vídeos ao vivo, os índices de engajamento, compartilhamento, interação e alcance são maximizados.

Como fazer uma transmissão ao vivo pelo Facebook?

Passo 1

Localize a opção de atualizar o status, como se fosse fazer um post comum no Facebook. A opção de live streaming foi introduzida aos poucos para os usuários, portanto, se ela já chegou até o seu perfil, será exibido um ícone na parte inferior da postagem.

Caso queira transmitir por um dispositivo móvel, basta checar a parte superior do aplicativo e selecionar “ao vivo”.

Passo 2

Dê um título ao seu vídeo. Seja sucinto ao descrever qual é o objetivo da transmissão e convide os seus amigos para assisti-la. Você também pode alterar as configurações de privacidade, limitando, por exemplo, aos seus amigos, ou deixar aberto ao público.

Passo 3

Clique em “Transmitir ao vivo”. A plataforma fará uma contagem de três segundos e você estará no ar!

Passo 4

Para encerrar a sua transmissão no Facebook, clique em “concluir”. Depois disso, você pode publicar o vídeo gravado para que as pessoas que não assistiram ao vivo possam ter acesso ao conteúdo.

Quais as recomendações para fazer uma transmissão ao vivo pelo Facebook?

Prepare-se

Quando você se organiza, elabora um roteiro e planeja as ações a serem realizadas em um vídeo, pode evitar problemas durante a transmissão.

Escolha os melhores dias e horários

As transmissões ao vivo alcançam até mesmo usuários em diferentes fusos. Portanto, lembre-se de identificar o seu público-alvo para fugir do horário comercial e maximizar o seu alcance.

Divulgue o seu evento antes

Certifique-se de divulgar previamente a sua transmissão, enviando informações e explicando os objetivos. Assim, as chances de mais pessoas se interessarem aumentam.

Interaja com o público

Uma das grandes vantagens das transmissões ao vivo é a possibilidade de interagir com o público em tempo real. Responda aos comentários feitos no chat, dê atenção ao espectador e, certamente, os resultados serão melhores.

Invista em equipamentos de qualidade

Uma boa câmera, um microfone de qualidade, uma velocidade de conexão razoável. Tudo isso pode ser uma grande vantagem na hora de fazer uma transmissão.

Mensure os resultados

Depois de finalizada a transmissão, analise quais foram os objetivos alcançados com a ação. Monitore os índices de engajamento, taxa de conversões e outras métricas relevantes para o seu negócio. Assim, você estará muito mais preparado para as próximas vezes!

E você? Já teve alguma experiência com as transmissões ao vivo pelo Facebook? Deixe seu comentário!