Vídeos no Instagram, todos se perguntam se vale a pena usar, o Instagram já é uma das ferramentas de rede social mais utilizadas pelas empresas e profissionais de marketing.

Exemplo de vídeo produzido pela Putz Filmes.

O número de usuários no meio de 2018 ultrapassou 1 bilhão de ativos por mês em todo o mundo.

Novos recursos são adicionados com frequência, aumentando as possibilidades de trabalhar com o aplicativo. Contudo, conquistar novos seguidores, alcançar o público ideal e garantir engajamento não são tarefas simples.

Sobre a utilização de Vídeos no Instagram

A utilização de vídeos no Instagram é uma excelente opção para ter sucesso na plataforma. Como são fáceis de consumir, os vídeos conseguem criar e manter o interesse da audiência e aumentam o vínculo emocional com os seguidores.

Além disso, a reprodução é automática, por isso, as chances de visualização também crescem.

Hoje não é difícil estar em algum local público ou no escritório e perceber as pessoas consumindo, e procrastinando as vezes, assistindo a stories e mais stories .

Se você quer saber um pouco mais sobre as possibilidades do uso de vídeos no Instagram. Continue lendo o artigo e confira as nossas dicas logo abaixo!

Leia também: Importância dos Vídeos nas Redes Sócias.

  • Vídeos curtos no feed

Os benefícios de publicar vídeos curtos no Instagram são inúmeros! O aplicativo permite o upload de arquivos de até 60 segundos, tempo suficiente para se contar uma boa história. Ainda existe a possibilidade de editar, adicionar filtros, hashtags, escolher uma imagem para a capa e compartilhar no Facebook, já que as plataformas são integradas.

Ano passado, em 2018, saiu uma do matéria Wall Street Journal falando sobre a vontade do Instragram em aumentar o tempo de vídeos, passando a ser um concorrente do Youtube de forma direta. Falaram algo em torno de 1 hora de vídeo.

  1. Conteúdos educativos e humorístico com fins de entretenimento,
  2. Publicitários, tutoriais, apresentando produtos e serviços,
  3. Entrevistas, esclarecendo perguntas frequentes, mostrando os bastidores e rotina,
  4. Concursos e materiais produzidos pelos próprios usuários

Todos esses são exemplos de Vídeos no Instagram e que podem acrescentar na sua estratégia.

Mas claro que você pode explorar um universo de possibilidades e até mesmo juntar algumas delas.

Um vídeo pode começar explicando a utilização do produto como retenção e terminar falando de algum valor da marca.

Solte a criatividade e tenha foco nos seus objetivos.

  • Lives

Uma maneira eficiente de aumentar o alcance e engajamento ao mesmo tempo que fornece valor para a sua audiência é realizando transmissões ao vivo.

As lives, como também são chamadas, são muito populares, principalmente por permitirem a humanização das marcas e a aproximação com o público.

As possibilidades de uso são várias, basta usar a criatividade, colocar a cara para aparecer e engajar seu público com muita simpatia!

Mas não esqueça que é Ao Vivo e a cores, ou seja, caso faça algo de errado as pessoas que assistirem vão perceber também e isso pode ser ruim.

Então prepare o ambiente, planeje as pautas e tenha certeza que não será interrompido em nenhum momento.

Assim você garantirá que a live será um sucesso e nada vai tirar a sua atenção.

Outro ponto importante é avaliar antes como você ficará no vídeo, a sua voz para assim já deixar tudo bem alinhado, até mesmo a altura que precisa falar.

  • Instagram Stories

O Instagram Stories também pode potencializar a sua estratégia de marketing digital.

Basicamente, o recurso consiste em fazer o upload de várias fotos ou vídeos em sequência, que são apresentados como uma história, disponíveis por 24 horas.

É possível adicionar filtros, desenhos, stickers e emojis para decorar as publicações e atualmente, após atualizações do aplicativo, os stories escolhidos por você podem ser salvos em uma aba de destaque.

Assim, não há limite de tempo para visualização.

Hoje outra dica importante é segmentar seus stories salvos por categorias de interesso do público, deixando assim uma forma mais organizada o seu conteúdo.

As histórias assumem uma posição de relevância no aplicativo: acima do feed. Isso faz com que você chame mais atenção dos seus seguidores.

Se eles visualizem regularmente o seu conteúdo, provavelmente até as suas postagens terão mais desempenho nos feeds.

Veja esse artigo sobre stories!
  • Instagram Ads

Por meio dos anúncios criados no Instagram, as empresas podem investir cada vez mais em um contato direto com o público.

Com um objetivo bem definido, basta escolher o formato da publicidade (imagens únicas, vídeo, carrossel, stories e outros) e segmentar estrategicamente o seu público-alvo.

O Público deve ser muito bem segmentado, querer abranger um numero muito grande de pessoas nem sempre é uma estratégia de sucesso.

Você tem que lembrar que o cliente tem gostos específicos, locais determinados e padrões de vida diferentes um do outro.

  • IGTV

E como falamos pouco antes nesse artigo, o Instagram lançou a sua mais nova ferramenta IGTV, suprindo o prometido em poder upar vídeos mais longos com até 1 horas.

O aplicativo é independente mas totalmente integrado ao Instagram, permitindo assim as marcas produzirem seu canal de vídeos no instagram com muito conteúdo de qualidade.

Então não perca tempo e já procure utilizar mais essa ferramenta para a sua marca se destacar dos seus concorrentes!

Alguns pontos importantes

Os vídeos funcionam muito bem para propósitos diversos, por isso é bastante importante investir nesse tipo de anúncio.

A dica é criar vídeos personalizados e que geram interação com as pessoas, não precisa empurrar seu produto.

Esse é um ponto que deve ser levado em consideração, todo material de divulgação deve oferecer algo além, algo que o expectador se surpreenda e não apenas venda um produto direto.

O marketing de conteúdo é justamente essa proposta, poder oferecer uma forma do cliente se identificar com a marca.

Então invista seu tempo em desenvolver seus vídeos do instagram pensando em o que mais agrega valor a sua MARCA e não somente ao seu produto.

Já se sente preparado para investir em vídeos no Instagram? Com certeza os seus resultados serão melhores após adotar essa estratégia!

Caso tenha alguma dúvida, entra em nosso chat, mande um email ou contato pelo site! Será um prazer trocar uma ideia com você.

Se puder acrescentar algo, não deixe de comentar nosso artigo e vamos ficar muito empolgados em ter a sua participação.

Veja mais conteúdos interessantes no nosso blog.