O vídeo marketing, como o próprio nome já indica, nada mais é do que o marketing feito através (ou em junção) dos vídeos. São ações comerciais, institucionais ou de relacionamento que aproveitam filmes em seus mais diversos formatos e mídias para promover campanhas. Nos últimos anos, a internet tem mostrado como o vídeo online é uma ferramenta poderosa de comunicação com o público – não só para entreter, mas também para promover conteúdos, atrair leads/clientes e vender seus produtos.

Uma marca que representa a força dos vídeos nesse contexto é o Youtube. O site possui mais de 1 bilhão de usuários e as receitas das marcas que investiram na plataforma crescem 50% anualmente, segundo a própria rede social. Depois do Google, é a ferramenta de busca mais utilizada do mundo.

Além do Youtube, existem várias outras redes sociais as quais ajudam a impulsionar as visualizações dos vídeos. Tais como o Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, Periscope, Vine e outros.

São nesses espaços em que as empresas prosperam investindo em vídeo marketing para se comunicar melhor com o público. E você, deseja saber como o vídeo marketing pode te ajudar a engajar melhor o seu público e, consequentemente, a vender mais? Então continue acompanhando!

Dados sobre o vídeo marketing

Nada melhor do que os números para ilustrarem a importância dos vídeos para as marcas e para os consumidores, não é verdade? Portanto, confira algumas estatísticas que comprovam o potencial do vídeo marketing:

  • Segundo a Cisco, 80% de todo o tráfego da internet em 2019 será por consumo de vídeos;
  • Uma pesquisa do Google em parceria com a Ipsos mostrou que 98% dos jovens e adultos, entre 14 e 35 anos e usuários de smartphones, utilizaram seus aparelhos móveis para assistir vídeos ao longo de um dia;
  • De acordo com dados trazidos pelo Viver de Blog, 52% dos consumidores acreditam que os vídeos os auxiliam nas decisões de compra;
  • Outro dado levantado pelo blog aponta que pelo menos 60% das pessoas gastam pelo menos 2 minutos para assistir um vídeo relacionado a um produto de interesse;
  • Uma pesquisa da Forbes expôs que 75% dos executivos entrevistados assistem a vídeos ligados a negócios uma vez por semana. 65% desses profissionais costumam acessar o site da empresa/marca depois de ver seu vídeo;

Motivos para adotar o vídeo marketing

São formatos que as pessoas querem consumir

Se coloque no lugar do consumidor e pense se preferia ler um extenso artigo ou assistir tudo de forma mais dinâmica em um vídeo de 1 minuto? Ou melhor, imagine como uma loja virtual conquistaria mais clientes se colocasse um vídeo explicativo sobre o produto em uma página de oferta, ao invés de usar apenas as informações técnicas escritas. É o tipo de recurso que torna suas mensagens mais claras.

Vídeos são mais diretos

Os consumidores se sentem mais próximos das empresas que usam vídeos para se comunicar. Esse é um recurso que humaniza e aumenta o reconhecimento de uma marca. Também são mais práticos, já que as pessoas podem ver um produto ou serviço em ação, bem como podem assimilar melhor um conceito aplicado na prática. Assim, encurta-se o caminho para a aprendizagem e para o consumo.

São mais simples de serem produzidos

Um vídeo da sua empresa não necessariamente precisa ter uma produção enorme. Exemplos como uma gravação dos bastidores ou um pequeno tutorial sobre um assunto de interesse do público não demandam grandes esforços. Basta pensar no tempo perdido se você resolvesse transcrever todo o conteúdo de um vídeo em texto.

Vídeos ajudam a vender porque dá credibilidade a marca e são ferramentas de comunicação mais eficientes que materiais baseados apenas em textos, áudios ou imagens. Mas vale lembrar que para ter esse sucesso é preciso planejar um bom roteiro, prezar pela qualidade de som e imagem, ser objetivo e falar a linguagem do seu público. Conte, de preferência, com uma produtora para te auxiliar na produção dos vídeos que podem mudar a história da sua empresa.

E você, acredita que o vídeo marketing poderá ajudar a sua e as outras empresas a venderem mais? Se sim, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais? Assim, você mostrará para outros empreendedores como os vídeos são capazes de impulsionar as vendas e conquistar novos clientes.