O Snapchat é mais uma rede social para postagem de fotos e vídeos, com o diferencial de que o seu conteúdo tem um “tempo de vida”, ou seja, a publicação desaparece depois de ser vista ou após 24h na sua história. Por isso, o aplicativo é um dos mais populares no mundo e muitas marcas estão aproveitando de suas funcionalidades para fazer o que chamamos de Snapchat marketing.

A rede social traz um recurso que é tendência no marketing digital: os vídeos. Por meio dela, o usuário pode postar vídeos curtos de apenas 10 segundos, sem edição e sem cortes, o que dá a sensação de um conteúdo mais real e espontâneo.

Esse recurso proporciona uma aproximação entre as marcas e seus seguidores, uma vez que a interação é direta. É você falando diretamente com eles, que têm total liberdade para escolherem se querem te assistir ou não. Por isso, é interessante promover um conteúdo de qualidade e que vai atrair visualizações, engajamento e um relacionamento mais estreito com seus atuais e futuros clientes.

Se você quer saber como integrar o snapchat às estratégias de marketing da sua empresa, confira nossas dicas!

Como fazer Snapchat marketing

1. Pesquise o seu público

Antes de criar um perfil em qualquer rede social, é necessário pesquisar qual é o seu público. Você precisa saber quais são os hábitos, desejos, dúvidas e onde sua persona está presente na internet. É necessário saber se o aplicativo é a melhor rede social para você investir em ações de marketing de vídeo e fotos e, a partir disso, você poderá começar a traçar estratégias para a uma abordagem adequada e conteúdos relevantes.

2. Planeje as suas ações e postagens

Por mais que o Snapchat seja usado de forma espontânea, a sua empresa pode e deve se planejar para criar conteúdos estratégicos que promovam o engajamento. Muitas pessoas têm utilizado a ferramenta para mostrar o dia a dia do trabalho e da equipe, fazendo com que o seguidor participe do processo. Já outras, como as lojas online, costumam postar fotos e vídeos dos produtos, dicas de como usar, além de promoverem ações de lançamento e promoções.

Em eventos, o aplicativo também pode ser usado, já que possibilita uma transmissão “ao vivo” dos acontecimentos. Então, se sua empresa está participando de um evento interessante para a sua persona, procure mostrar os bastidores e tudo que está acontecendo, de forma interativa e dinâmica.

3. Observe os seus resultados

O Snapchat ainda não tem um sistema para você medir seus resultados, como o Instagram e o Facebook. A única forma de analisar as suas métricas é observar o número de visualizações de cada postagem. Portanto, crie uma planilha para documentar todas as visualizações, crescimento, número de prints e interações através do chat. Assim, você conseguirá adaptar ou manter a sua estratégia de marketing de acordo com o engajamento de seus seguidores.

Essas são algumas estratégias básicas para você promover o seu negócio no Snapchat. Lembre-se de que você deve sempre adaptar o uso da ferramenta ao seu objetivo com o marketing de vídeos, seja para se aproximar dos clientes, explicar detalhes ou maneiras de usar o seu produto. Além disso, pode contratar empresas especializadas na área, para produzir diversos tipos de vídeos e fotos com ainda mais qualidade e estratégia, e, consequentemente, vender mais.

Se quiser ler mais dicas sobre Snapchat Marketing e ações para se destacar na internet, siga os nossos perfis nas redes sociais!