A produção de vídeo institucional se tornou uma forma de comunicação para empresas onipresente. Com a tecnologia de edição amplamente difundida e uma câmera sempre à mão, a imagem em movimento virou uma forma de expressão tão comum quanto a escrita. Aproveitando este incrível potencial, empresas grandes, médias e pequenas tem producrado, cada vez mais, produtoras de vídeos institucionais como forma de promover seus produtos e serviços por meio da linguagem audiovisual, que é uma das principais formas de comunicação, tanto interna quanto externa.

Porém, com toda a facilidade que as novas ferramentas utilizadas pelas produtoras de vídeo trazem, algumas organizações por vezes tentam produzir o próprio conteúdo audiovisual sem o apoio de profissionais e sem a prioridade necessária. O resultado: vídeos sem impacto criativo, que não geram reações. Um processo de produção de vídeo para empresas focado em resultados, feito por uma produtora audiovisual comprometida com seu projeto, é também completamente diferente da contratação de um produtor de vídeo que apenas execute um briefing pré-definido, sem interesse real em alcançar o resultado que sua empresa espera.

Para entender a importância de se contratar profissionais qualificados como produtor de vídeo, trouxemos no post de hoje a importante função que uma produtora de vídeos desempenha. Confira!

Como funciona uma produtora de vídeo: Pré-produção

Antes de apertar o REC, algumas providências importantíssimas devem ser tomadas pela produtora. Todas elas começam com reuniões com o cliente, feitas para esclarecer o que a empresa deseja realizar e alinhar expectativas, compreendendo qual mensagem será emitida e para quem. A partir daí, é preciso estipular os custos de todo o processo, onde serão feitas as gravações, quem vai participar, qual o prazo para a produção e a entrega do material, entre outros aspectos.

Se for necessária a participação de atores, a produtora de vídeos é responsável pela seleção de elenco e negociação de contratos. Além disso, cabe a ela alugar equipamentos e conduzir a criação do roteiro. Após a aprovação do cliente, o roteiro será o guia de toda a produção. Ao produzir um vídeo, é preciso planejar cada detalhe, já que um pequeno contratempo pode ser capaz de arruinar todo um dia de filmagens. É a pré-produção que garante que tudo saia como planejado!

A Produção do Vídeo Institucional

Durante as filmagens, a produtora de vídeo é responsável por cada etapa. Tudo que ocorre dentro e fora do set de filmagens, e que diz respeito ao vídeo, fica por conta desses profissionais: desde o ângulo da câmera até o café dos intervalos. O resultado precisa seguir a risca o que foi aprovado com o cliente, inclusive os custos e prazos.

Cada tipo de vídeo para empresas exige uma linguagem diferente, que deve ser considerada pela produtora. Vídeos institucionais possuem uma estrutura narrativa específica, que será diferente, por exemplo, de vídeos de treinamento ou educativos. Além do formato narrativo, cada canal de comunicação têm sua própria linguagem: na TV, por exemplo, é preciso seguir regras diferentes dos vídeos feitos para a web. Uma produtora de vídeos tem o “know-how” necessário para identificar cada detalhe e, assim, atingir o público-alvo com precisão.

Pós-produção da Produtora Audiovisual

É nessa etapa em que a mágica acontece. Cada cena é tratada separadamente para correção de cor, áudio e imagem. Com o processo de montagem, edição e adição de efeitos, o roteiro ganha forma e vida, transmitindo ao espectador a mensagem e sensação desejadas.

Com o produto final em mãos, a empresa que contrata o serviço pode se comunicar de forma eficaz com seus funcionários, clientes ou fornecedores. O vídeo é uma linguagem tão adaptável que não existem barreiras para a sua propagação. Do treinamento ao marketing, o vídeo só traz melhorias para o mundo corporativo – mas, é claro, se feito do jeito certo!

E você, já contratou os serviços de uma produtora de vídeo? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco sua experiência!

Privacy Preference Center