Cerca de um milhão de pessoas viaja por ano pelos trilhos da Estrada de Ferro Vitória a Minas, que liga Belo Horizonte, em Minas Gerais, a Cariacica, na região da Grande Vitória, Espírito Santo. Operado pela Vale, o trem é a maior linha de passageiros com saídas diárias do país, e atende 51 localidades.

Com sede no Brasil e presente em mais de 30 países, a Vale é uma mineradora global, entre as mais influentes do mundo, comprometida com a qualidade de vida e a preservação ambiental das regiões em que está inserida. A empresa é líder na produção de minério de ferro e a segunda maior produtora de níquel. Além disso, oferece a opção de trem nas duas ferrovias que opera.

A história do trem de passageiros, em funcionamento desde 1907, é escrita diariamente por cada um dos seus viajantes. A Putz Filmes registrou depoimentos de quatro deles, moradores de Ipatinga, Baixo Guandu, Colatina e Aimorés, que utilizaram o trem para se locomover por diferentes motivos. Adelucian (Colatina), por exemplo, viajou em um vagão pela primeira vez para fazer um tratamento médico em outra cidade. “A viagem foi marcante, pois além de me proporcionar uma experiência incrível, foi graças a ela que eu pude cuidar da minha visão e continuar apreciando o que há de belo nesse mundo”, conta.

O trem é um dos meios de transporte mais seguros que existem, mas algumas dicas devem ser observadas para que as viagens sejam ainda mais tranquilas. Ter cuidado com o desnível entre a plataforma e o trem ao embarcar e desembarcar, ocupar os assentos indicados nos bilhetes, não deixar crianças circulando sozinhas e não permanecer entre os carros são algumas delas, oferecidas pela própria Vale. A Putz Filmes produziu um vídeo com todas as recomendações, que circula nos vagões durante as viagens.

Vídeo de Segurança da Vale from Putz Filmes on Vimeo.

Os trabalhos já concluídos mostram que a parceria entre a Vale e a Putz Filmes tem funcionado muito bem. E mais, que está longe de acabar. Participar da história desta mineradora, preocupada em transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável, é motivo de orgulho para a Putz.