A produção de um vídeo, seja ele animado ou em live action, é resultado de diversos processos, desde o planejamento até a finalização. Apesar disso, muitas pessoas se concentram apenas nas partes mais técnicas e se esquecem de que escrever um roteiro eficiente é fundamental para garantir o sucesso do material. Sem o planejamento nessa etapa, o produto perde o direcionamento e pode dar errado ainda no início.

O profissional deve levar algumas questões em consideração ao escrever um roteiro. Qual é público-alvo? Quais são as temáticas mais interessantes para serem abordadas? O que provoca o engajamento? Qual é o tempo ideal de duração? Qual é o orçamento disponível para a produção? Pensando nesses detalhes, a chance de alcançar o resultado final desejado é muito maior. Afinal, não importa o quão atraente seja o vídeo visualmente, se a história contada não interessa, ele não será visto até o fim.

Quer aprender a escrever um roteiro de sucesso? Então continue lendo o artigo e confira as nossas dicas!

Mostre ao invés de dizer

Um tática familiar, muito utilizada ao escrever um roteiro, é o uso das imagens em primeiro lugar para transmitir uma mensagem. Mostrar as cenas ao invés de explicá-las com a narração torna o vídeo mais interessante para o espectador, já que detalhar os acontecimentos pode cansar a audiência. Apesar de exigir que o público exercite um lado diferente do cérebro, é bem mais emocionante assistir aos vídeos que são pensados desde o planejamento para serem assim. Deixe os recursos visuais fazerem o trabalho pesado!

Pense nos movimentos de câmera

Ao escrever um roteiro também é importante imaginar como a câmera vai se movimentar. Isso pode ajudar a diminuir o tempo de planejamento e produção, além de facilitar o processo de edição. Imagine que intenção da produtora é fazer um vídeo em live action, filmado em uma única tomada ininterrupta, por exemplo. Trabalhar este conceito desde o início permite que todos os envolvidos se preparem devidamente para as cenas.

Use o silêncio

Poucas coisas são tão eficazes para chamar a atenção do seu público quanto algo inesperado. Então, por que não eliminar uma das partes mais fundamentais da maioria dos vídeos, o diálogo, para que seus espectadores sintam a diferença e envolvam-se pelo o que estão vendo? Em um vídeo produzido para a Associação de Proteção e Bem Estar Animal (Aprobem), de Governador Valadares, a Putz Filmes escolheu não utilizar o diálogo. Como resultado, um trabalho encantador que você pode conferir abaixo.

Se você empregar essa tática, lembre-se de que apenas porque você não possui diálogo não significa que você não precisará escrever um roteiro. De certa forma, ele se tornará ainda mais essencial para estabelecer bloqueios específicos e ações que você precisará tomar.

Gostou das nossas dicas para escrever um roteiro de sucesso? Confira outros artigos no nosso blog!