Antes de executar qualquer projeto é preciso fazer um planejamento, não é mesmo? E para produzir um roteiro de vídeo não é muito diferente. É normal querer pular esta etapa, pois ela parece não fazer tanta diferença no resultado, mas é a partir da definição do roteiro que todo o processo de criação do vídeo começa a ser desenvolvido com mais precisão. 

Em muitos casos, o tempo de produção do vídeo é menor que o planejamento do roteiro. Isso acontece pelo fato de que o processo de criação fica mais curto quando o cliente já tem um plano definido.

Ficou curioso? Então acompanhe o nosso post de hoje e descubra qual a chave de sucesso para a sua campanha!

Comece pelo briefing

Defina com toda a equipe quais são as estratégias para a campanha e qual público vocês querem alcançar. É nesta etapa do processo que são definidas questões como: tipo de animação, cores, referências, entre outras.

A equipe de produção ficará responsável, nesse momento, por apresentar os possíveis formatos que irão trazer o resultado que você, cliente, quer alcançar. Analise todas as opções e veja qual se encaixa melhor em seu negócio. Seja exigente e objetivo com os profissionais que fizerem seu trabalho, pois é a partir daqui que é feito todo o desenvolvimento da campanha.

Escolha um tema

Após fazer o briefing, chegou a hora de escolher um nome que chame atenção do seu público-alvo e o faça ter interesse em assistir ao vídeo até o final. Dica: faça uma pesquisa de palavras-chave antes de definir o tema. Essa é uma boa maneira de estudar seus concorrentes e descobrir a audiência e o impacto que o seu conteúdo pode gerar.

Coloque tudo no papel

Organize os assuntos que precisam aparecer no vídeo. Anote todos os insights que forem surgindo, pois eles facilitam na hora de criar as telas de sua produção audiovisual. Qualquer palavra, frase ou texto é essencial para os produtores.

Revise todo o conteúdo

Depois de escrever o roteiro do vídeo, não se esqueça de revisar o que foi feito até o momento. Essa etapa pode parecer dispensável, mas é aqui que é analisada a estratégia com o desenvolvimento. Se o conteúdo não estiver alinhado com o que foi definido no briefing, talvez seja melhor examinar novamente alguns tópicos.

Monte uma chamada para ação

Todo vídeo tem que trazer uma mensagem de impacto, certo? Assim como a ideia deve ficar clara no início do vídeo, a chamada para ação — ou call to action (CTA) — deve aparecer no final. Aproveite esse momento para promover seu conteúdo e convidar o seu público a continuar engajando com o seu produto ou serviço.

Saiba onde e como divulgar sua campanha

Por último, e não menos importante, escolha a dedo quais os melhores meios de divulgação de seu material. Analise em suas redes sociais como foram os resultados anteriores com campanhas de vídeo. Considere a opção de promover esse conteúdo para gerar mais audiência e procure saber qual o melhor horário para divulgar o vídeo.

Gostou de saber mais sobre a importância do roteiro de vídeo para a sua campanha? Deixe seu comentário!