Em um mercado cada vez mais competitivo, manter uma boa imagem diante de seus clientes é fator decisivo para o sucesso dos negócios, portanto, a comunicação visual deve ser vista com muito cuidado, para que a empresa não transmita uma mensagem errada a seus clientes e acabe tendo prejuízos.

Uma pesquisa da Agência Sebrae constatou que 93% dos consumidores observam o aspecto visual de um produto antes de comprar. Isso significa que o visual de um produto é tão importante quanto sua qualidade. Isso vale também para a marca que o comercializa.

No post de hoje, vamos falar sobre a importância da comunicação visual para seu negócio. Confira!

Fortalecimento da marca

A comunicação visual é peça chave para o fortalecimento de sua marca. Podemos observar empresas consolidadas como Vivo, Coca-Cola e Apple que são reconhecidas por seus clientes somente por símbolos ou por suas cores.

Estas empresas entenderam que uma marca forte vende mais do que um produto e investiram no fortalecimento da marca. Além de oferecerem produtos de qualidade, toda a comunicação visual é escolhida com cuidado: desde a criação do logotipo até a escolha das cores das campanhas publicitárias. Tudo é utilizado visando fortalecer a marca junto a seu público-alvo para mantê-los fiéis e aumentar suas vendas.

Credibilidade

Entre tantas opções de compra disponíveis, os clientes procuram uma empresa que transmita credibilidade. Não basta ter um produto ou serviço de qualidade, a empresa deve transmitir confiança para seus clientes antes de vender qualquer produto.

Imagine você receber um panfleto de um fast food com fotos mal produzidas. Será que você terá vontade de comer naquele lugar? Claro que não!

Uma empresa que não se preocupa com a forma como é vista pelos clientes não gera credibilidade, pois o cliente pode entender que ela não se preocupa em agradá-lo, somente em divulgar seu produto e vender.

Maior conexão da empresa com o público-alvo

Uma boa estratégia de comunicação visual é aquela que consegue perceber as expectativas do cliente e gerar uma conexão com eles. Os clientes não querem apenas adquirir um produto ou serviço, eles querem se identificar com a marca, querem se sentir conectados. Sendo assim, a escolha das cores, da fachada, dos símbolos devem ser feitas de forma que gere uma conexão com seu público.

A comunicação deve ser simples e eficaz! Uma empresa que vende produtos alimentícios deve abusar de imagens de pratos bem montados que agucem no cliente o desejo de comer naquele local.

Diferenciação da concorrência

Com produtos cada vez mais parecidos, se diferenciar da concorrência é um desafio para todo e qualquer negócio. Por este motivo, a comunicação visual de sua empresa deve ser utilizada como forma de destaque perante a concorrência.

Por que as pessoas compram iPhone, por um valor relativamente alto? Além de ser pela marca Apple, o iPhone tem um design bonito, diferenciado da concorrência, e isso atrai seu público, pois eles buscam exclusividade.

A comunicação visual vai muito além da logo, das cores e fachadas de loja. O design do produto também faz parte da estratégia, por isso a Apple faz tanto sucesso com seus produtos quem tem design diferenciado.

E ai, gostou do texto? Que tal compartilhar em suas redes sociais com seus amigos?