Entre os diferentes meios de aplicar um treinamento, os vídeos são considerados os mais eficazes em comparação com palestras e apostilas. Isso acontece porque as pessoas tendem a prestar mais atenção em conteúdos apresentados de forma visual, aumentando a capacidade de retenção das informações. O treinamento em vídeo também é mais funcional, pois demonstra na prática a execução de certas tarefas, os problemas comuns e como resolvê-los. Diferentemente dos textos, que ficam somente na teoria, dificultando o aprendizado de quem tem baixo índice de concentração e pouca criatividade para imaginar as situações recorrentes.

Gostou da novidade? Continue lendo e descubra como um treinamento em vídeo pode ajudar a sua empresa!

1. Treinamento de novos colaboradores na empresa

Quando um novo colaborador é contratado, existem processos e normas a serem explicados. Nesses casos, o treinamento em vídeo pode ser utilizado para esclarecer procedimentos ou passar dicas simples de melhores práticas aos novatos.

O melhor de tudo é que o vídeo pode ser reproduzido sempre que houver um novo colaborador ou grupo de pessoas contratadas na empresa, economizando tempo dos profissionais de RH e de outras áreas em que eles atuarão.

2. Desenvolvimento de habilidades e competências

O treinamento em vídeo também é um forte aliado para as iniciativas de capacitação da força de trabalho nas empresas.

Você pode desenvolver um vídeo com animação em um quadro branco (um dos tipos mais populares, fáceis de fazer e com grande potencial de transmissão de mensagens), vídeos em animação 2D (com cores vivas para aumentar o envolvimento do público) ou utilizar pessoas reais.

Dependendo da mensagem, pode também desenvolver uma interessante combinação de diferentes tipos de vídeos (com recursos de áudio e vídeos mais avançados, narrações, músicas, efeitos sonoros, etc.).

Mas lembre-se: o mais importante é ser prático e sem enrolações. Assim, os vídeos cumprirão o objetivo de passar o conteúdo de forma eficaz, aumentando o índice de retenção das informações e, consequentemente, o aprendizado dos colaboradores.

3. Aplicação de treinamentos à distância

O treinamento em vídeo não está restrito ao local de trabalho. Por meio da internet, você pode disponibilizá-lo para ser executado no computador, notebook, tablet e até mesmo smartphone do colaborador, onde quer que ele esteja. Essa é uma solução bastante atraente para empresas que possuem filiais espalhadas por diversas regiões.

Os vídeos não apenas superam as fronteiras geográficas, mas também as barreiras linguísticas. Se a empresa for uma multinacional, pode utilizar recursos de tradução nos vídeos para facilitar o entendimento dos colaboradores em qualquer parte do mundo.

4. Aplicabilidades adicionais do treinamento em vídeo

Além dos tipos de treinamento em vídeo descritos acima, a sua empresa pode utilizar o recurso para solucionar uma infinidade de problemas. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Aumentar a motivação e engajamentos dos colaboradores com o negócio;
  • Criar consciência sobre a segurança no trabalho;
  • Reeducação dos colaboradores;
  • Adequação comportamental.

Ao contrário dos gigantescos manuais de texto ou das palestras entediantes e intermináveis, o treinamento em vídeo pode ser compartilhado amplamente, executado repetidas vezes para vários grupos de públicos, atingir um nível de aprendizado equilibrado e satisfatório, melhorar compreensão e a retenção das informações.

Para ficar por dentro do assunto, aproveite essa oportunidade para curtir nossa página no Facebook e nos seguir no Twitter e no YouTube!